A nuvem está transformando o trabalho nos departamentos de marketing como nunca. O
Twitter, o YouTube e outras redes sociais revolucionaram a forma de se conectar com cada departamento, e as ferramentas de produtividade e colaboração de cloud computing estão transformando o
marketing tradicional em um verdadeiro marketing digital. Em um mundo cada vez mais “tecnológico” e conectado, não há dúvidas de que a nuvem se transformou no melhor caminho para chegar aos
consumidores.
Muito além das ferramentas tradicionais
Criar uma campanha de marketing requer muitas etapas. Desde conceber a ideia, definir os objetivos e fazer um briefing, até coletar e analisar dados, o processo envolve diversas tarefas e equipes. E isso só até a implementação! Uma vez que a campanha estiver em andamento, é necessário fazer o acompanhamento e medir os resultados.
Realizar todo esse trabalho com ferramentas tradicionais pode ser muito lento e pouco prático. O mundo atual hiperconectado precisa de outros tipos de ferramentas, que permitam colaborar em tempo real com pessoas do outro lado do escritório (ou do mundo). O marketing do mundo digital exige conectar-se com clientes imediatamente, e trabalhar a qualquer momento e em qualquer lugar, sem estar preso aos dispositivos tradicionais.
O futuro chegou
A nuvem está se tornando uma mudança de paradigma que percorre todos os tipos de empresas, principalmente as de marketing. Cada vez mais organizações estão utilizando o Google Apps for Work, conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração do Google na nuvem, para gerar um novo vínculo, não só com os clientes e consumidores, mas também com os funcionários. Isso está acontecendo não só nos Estados Unidos e na Europa, mas também na América Latina.